Início Artesanato Conheça o típico artesanato em taquaras de bambu

Conheça o típico artesanato em taquaras de bambu

208

Tradicional no distrito de Lavras Novas, o artesanato feito com taquaras de bambu encanta pela simplicidade e detalhes bem feitos em objetos

Por Rayssa Amaral

Você já deve ter visto objetos feitos com bambu, não é mesmo? De um simples balaio a casas inteiras, o bambu é utilizado como matéria-prima nas mais diversas formas, uma delas sendo o artesanato. O ouropretocultural elaborou um pequeno guia para te explicar os tipos de produtos que os artesãos ainda fazem na região e que podem ser encontrados em diversos lugares de Ouro Preto.

 

História

Com população predominantemente negra, o distrito de Lavras Novas tem uma cultura rica e cheia de histórias sobre os acontecimentos das Lavras Novas do Coronel Furtado.

Após o fim da exploração de ouro na região, os moradores remanescentes eram quase todos negros e escravos libertos. Por conta do difícil acesso ao distrito a população que permaneceu no local formou de certa forma uma grande família, assim, todos os trabalhos, festas e tradições religiosas do local eram compartilhados entre eles.

Assim foi perpetuada a tradição de se tecer e vender artesanatos com taquara de bambu em Lavras Novas, onde as mulheres se encarregavam dos trabalhos manuais e os homens iam para Ouro Preto para venderem os produtos nas feiras. Passado o tempo, o trabalho de utilizar taquaras de bambu para construir diversos tipos de utilidades e decorações ainda faz parte do cotidiano de dez famílias do local.

O artesanato em bambu, além de uma tradição familiar, é um ofício ensinado também na escola, com vários alunos que logo no começo de seus estudos já aprendem o básico dessa arte.  Essa é uma importante forma de mostrar às novas gerações que a memória e a tradição da comunidade devem ser preservadas e valorizadas.

Tipos de artesanato

O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos: como forros de residências, instrumentos musicais, móveis, cestos, balaios e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

Apesar das novas tecnologias o uso tradicional do bambu segue representado em nossa comunidade, como na produção de artesanato, varas-de-pescar, fabricação de móveis e na produção de brotos comestíveis.

Entre os tipos de artesanato mais bonitos encontrados em Ouro Preto estão os forros feitos em esteira vazada ou esteira fechada; balaios de diversos tamanhos e utilidades; floreiras em diversos formatos; cestos de roupas; luminárias; quadros com floreiras; flores de bambu e pano; fruteiras e vasos de diversos tamanhos.

Se você tiver interesse de conhecer mais sobre os produtos artesanais em taquara de bambu e adquiri-los, a Loja de Ouro estabelece diversas parcerias na cidade e conta com um catálogo extenso de artesanato em bambu.