Início Arte Baixe gratuitamente o mais novo livro do jornalista Mauro Werkema

Baixe gratuitamente o mais novo livro do jornalista Mauro Werkema

266

Livro revê história e protagonismos de Ouro Preto

Uma releitura ampla dos 320 anos de Ouro Preto, com foco nos protagonismos e paradigmas influenciadores da formação cívica, política e cultural da nacionalidade brasileira e do caráter mineiro, é o tema do livro “Ouro Preto na História, protagonismos, paradigmas e revisões”, do jornalista Mauro Werkema.

Produto de leituras, pesquisas e vivências com a cidade e  seu percurso histórico, o livro revela e atualiza a pesquisa histórica sobre a  peculiar e excepcional trajetória de Ouro Preto, desde os primeiros momentos da ocupação do território  interior do Brasil-Colônia, nos anos finais do século XVII, a  formação e expansão de Vila Rica,  rebeldias e conflitos da sociedade nascente, o traço libertário, o barroco como estilo de vida e de arte, o surto artístico e cultural  do Século XVIII e a construção do seu patrimônio cultural, até as questões contemporâneas e as revisões historiográficas que estão ocorrendo.

Protagonista de fatos marcantes na História do Brasil, na Colônia, no Império e na República, precursora do sentimento nativista nacional, Ouro Preto teve papel e influência na Independência e na campanha republicana, sediou os debates pela mudança da capital e, redescoberta pelo Movimento Modernista, que a viu como modelo de uma cultura de raízes brasileiras, inspirou a atuação das políticas de proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico com o IPHAN. Sua tricentenária história é marcada por períodos alternados de expansão e decadência e por ciclos de espoliação econômica, do ouro ao minério de ferro, que ainda hoje assinalam a História de Minas Gerais.

Em suas 304 páginas, com apresentação do historiador Amilcar Viana Martins Filho e muitas ilustrações, publicação da Editora Graphar, o livro permite uma leitura ampla e atualizadora da tricentenária cidade e sua inserção na formação mineira, com uma síntese de revisões propiciadas pela evolução recente da pesquisa histórica, ora valorizando aspectos da História Social ora questionando figuras e interpretações e versões que a historiografia mais antiga já consagrou.

Segundo Amilcar, o livro é uma grande contribuição para o estudo da nossa história. “A trajetória de Ouro Preto e sua gente nos 300 anos de sua história, plena de acontecimentos marcantes na vida de Minas e do Brasil, e mais do que isso, na vida artística e cultural da Humanidade, registrada de maneira tão cuidadosa pelo olhar agudo, atento e bem informado do autor, justifica plenamente sua tese sobre o protagonismo e a exemplaridade da cidade. Mauro Werkema, que morou e trabalhou durante vários anos em Ouro Preto, dedicando-se às questões ligadas à preservação do patrimônio e a história cultural, conhece como poucos a vida, a alma e os mistérios da cidade. Exatamente por isso, seu livro é uma oportuna e preciosa contribuição para o nosso conhecimento de seu papel singular”, destaca.

Sobre o autor

Mauro WerkemaMauro Werkema é belo-horizontino e cidadão honorário de Ouro Preto. Jornalista, psicólogo e administrador. Como jornalista, trabalhou em vários veículos de comunicação, entre eles a TV Globo e Estado de Minas, onde foi editor-chefe. Na área de Comunicação Empresarial, trabalhou no Instituto de Desenvolvimento Industrial de MG, BDMG e COPASA. Integrou a equipe fundadora da Secretaria de Estado da Cultura, foi diretor em Ouro Preto e em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foi secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, duas vezes presidente da Belotur e, por três vezes, presidente da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Coordenou a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Minas Gerais. Presidiu a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Publicou o livro História, arte e sonho na formação de Minas Gerais e participou de várias publicações como Celio de Castro-Trajetória, Ouro Preto – Olhar Poético, Aleijadinho-200 Anos, Ouro Preto Museus, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais-70 Anos, A História da Escola de Minas, Igrejas e Capelas entre outros.

Para baixar gratuitamente essa importante obra
>> CLIQUE AQUI <<