Rua Getúlio Vargas, 66A - Centro - Ouro Preto-MG
(31) 3552-3144

Ouro Preto Cultural Realiza Concurso Fotográfico Todos Olhares

TEMA: OURO PRETO – TODOS OS OLHARES

O Portal ouropretocultural.com.br, lança CONCURSO FOTOGRÁFICO DA REVISTA OUROPRETOCULTURAL com o tema “OURO PRETO – TODOS OS OLHARES” em conformidade com as condições estabelecidas neste Regulamento e que está disponibilizado em sua na página eletrônica.

O objetivo deste concurso é incentivar, reconhecer e valorizar a sensibilidade de turistas, estudantes, moradores, enfim, de todas as pessoas que registraram, por meio da fotografia, a cidade de Ouro Preto, em qualquer dos seus aspectos. Para isso irá selecionar as melhores fotografias registradas por quaisquer pessoas, em imagens que retratem a cidade de Ouro Preto e suas peculiaridades.

O autor da melhor foto receberá uma premiação no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) em dinheiro, certificado de participação e divulgação na primeira página da ROC- Revista ouropretocultural. Além de participar com destaque na exposição fotográfica que a ROC vier a promover.

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas em formulário específico no site do Portal – www.ouropretocultural.com.br/concursodefotografia/participar – no período de 01 de outubro de 2018 a 01 de novembro de 2018.

 

I – DO OBJETIVO:

 

1.1 – O concurso fotográfico promovido e organizado pelo Portal ouropretocultural tem por objetivo retratar o tema: “Ouro Preto – TODOS OS OLHARES”. Serão aceitas fotografias de todo e qualquer detalhe que revele a cidade de Ouro Preto, a sede ou seus distritos.

1.2 – Com o tema deste concurso pretende-se divulgar Ouro Preto, o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade e manter vivo o compromisso de preservação através de imagens fotográficas que fixem o momento em que vivemos. Bem como valorizar a ação de pessoas que visitaram ou moram em Ouro Preto.

 

II–DOS PARTICIPANTES:

2.1 – Podem participar do concurso quaisquer pessoas físicas, sem restrição.

4– DA INSCRIÇÃO:

4.1.‐ As inscrições só poderão ser feitas em formulário específico contido NO ANEXO 1 no site www.ouropretocultural.com.br/concursodefotografia/participar fotográfico de 01 de outubro de 2018 a 01 de novembro de 2018.

  1. a) Todos os dados do formulário devem ser preenchidos corretamente;
  2. b) A foto deverá ser enviada unto com a ficha de inscrição – Anexo 1- em extensão JPG, com a melhor resolução que for possível;
  3. c) Ao realizar a inscrição, o participante deverá declarar-se ciente e de acordo com todas as cláusulas do regulamento do Concurso.
  4. d) Após a inscrição concluída, o participante receberá no seu e-mail pessoal cadastrado, uma confirmação da inscrição.

4.1.2 – Cada participante pode enviar quantas fotografias desejar sobre o tema, desde que seja o legítimo autor e possua os direitos autorais sobre ela.  Mas, para cada fotografia enviada, o participante deverá preencher o formulário.

 

V–DOS TRABALHOS:

5.1 – a) Todas as fotografias concorrentes devem vir acompanhadas de um pequeno texto descrevendo o local e a data onde a foto foi tirada, por exemplo: fachada da Igreja de São José – Ouro Preto, em março de 2017.

5.2 – Não serão consideradas, para efeito de seleção, as imagens:

  1. a) Que não retratem Ouro Preto ou seus atributos;
  2. b) Já premiadas ou expostas em outros concursos;

VI – DA SELEÇÃO:

6.1 – O processo de seleção dos selecionados compreenderá duas fases:

6.1.1 – Fase I ‐ CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR: Todas as fotografias inscritas serão divulgadas no site ouropretocultural e na página do facebook (@ouropretocultural.opc) nesta primeira fase. O critério principal desta etapa será o de selecionar as 30 (trinta) fotografias mais compartilhadas pelos internautas nas redes sociais.

6.1.2 – Fase – II – CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Nesta segunda fase, dentre as 30 fotos selecionadas na Fase I, será escolhida, por uma Comissão Julgadora, a foto que receberá uma premiação no valor de R$500,00 (quinhentos reais) em dinheiro e um certificado de participação.

6.2 – Os autores das 30 fotografias selecionadas serão premiados com 1 cópia em formato 30x40cm de suas respectivas obras que farão parte de exposição em local a ser definido e informado posteriormente.

Os critérios de seleção pela Comissão Julgadora serão:

  • Criatividade;
  • Receptividade do público;
  • Originalidade
  • Pertinência ao tema
  • Adequação ao regulamento

6.3 – As 30 fotografias selecionados serão notificados por e-mail, até o dia 20 de dezembro de 2018. O nome do(a) autor(a) da fotografia vencedora será divulgada  em 15 de janeiro de 2019 no site www.ouropretocultural.com.br

 

VII – DA COMISSÃO JULGADORA:

7.1 – A Comissão Julgadora da classificação final será composta por grupo de 3 fotógrafos e jornalistas de Ouro Preto.

7.2– A Comissão Julgadora final tem total autonomia e liberdade de escolha, não cabendo nenhum recurso ou impugnação contra as decisões referentes às fotografias selecionadas, sendo suas decisões irreversíveis, soberanas e irrecorríveis.

 

VIII–DA PREMIAÇÃO:

 

8.1 – As 30 fotos escolhidas serão publicadas no portal OuroPretocutural.com.br com destaque para a fotografia vencedora.

8.2 – O pagamento do prêmio será feito por transferência bancária ou depósito em conta, por determinação do autor vencedor, ao receber a informação de que foi escolhido como ganhador.

 

IX–DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1 – Ao encaminhar a(s) fotografia(s) os participantes aceitam todas as condições deste regulamento.

9.2 – Todos os participantes, ao se inscreverem, cedem de forma não onerosa ao Portal ouropretocultural.com.br-Editora Graphar- os direitos de autor sobre as obras apresentadas no concurso, podendo estes publicarem o conjunto, ou parte dele, em livro e ou em qualquer mídia que lhes aprouver.

9.3 – No caso de haver a publicação em livro, além dos devidos créditos de autoria, os autores receberão 3 exemplares cada um.

9.3 –‐ Todas as obras inscritas e as premiadas serão incorporadas ao acervo do Portal ouropretocultural/Revista Ouropretocultural, e poderão ser utilizadas nas atividades de divulgação da revista. Todavia poderão os autores disporem de seus trabalhos, como lhes aprouver, uma vez que não há exigência de exclusividade.

9.4 –‐ Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, e permitem o uso das imagens pela Revista Ouro Preto Cultural-Editora Graphar.

9.5 –‐ Em face da cessão de direitos autorais, o portal ouropretocultural poderá utilizar, fruir e dispor, sem qualquer restrição de espaço, tempo, quantidade de exemplares, número de veiculações, emissões, transmissões e/ou retransmissões, sempre preservadas as menções aos nomes dos fotógrafos;

9.6 – As fotos não serão devolvidas. Ao participar, os autores das fotos premiadas no

Concurso aceitam e autorizam a divulgação de seus nomes, imagens, vozes e fotos, bem como a utilização dos mesmos, e por prazo indeterminado, para fins de publicações, materiais didáticos, eventos institucionais, ilustração de site ou qualquer outra forma de divulgação eletrônica ou impressa, para cumprimento integral dos objetivos do concurso.

9.7 – Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos;

9.8 – Os participantes serão os únicos responsáveis pelas informações que fornecerem no âmbito deste concurso, pelas declarações que prestarem, pela utilização indevida de direitos autorais e conexos dos trabalhos enviados, quando utilizarem direitos de terceiros de forma não autorizada, respondendo integralmente por eventuais danos causados aos terceiros envolvidos;

9.9 – Os casos omissos serão resolvidos exclusivamente pela administração do portal ouropretocultural-Editora Graphar- de acordo com as condições estabelecidas neste Regulamento;

9.10 – Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: ludmilla.graphar@gmail.com

9.11 – O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e,

Consequentemente, do respectivo participante;

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Pelo e-mail: ludmilla.graphar@gmail.com.

50

Comentarios (7)

Boa noite !!
Embora o regulamento 5.1 a , detalhes regulamentos sobre a origem da fotografia, na página de inscrição no tem esta solicitação de nome do lugar e outros…
Att; Marcelo Porto.

A iniciativa é muito boa para que se promova a cultura e a cidade de Ouro Preto, torço para que a premiação melhore e se engrandeça a cada ano.
Vejo apenas um problema, que talvez seja corrigido no próximo, é em relação ao meio de seleção das fotografias, onde ficou por conta do grande público
desde que esteja conectado à internet através de rede social, isso ao meu ver privilegia aqueles que possuem maior amplitude em relação a sua rede social (rede de contatos) e não realmente a que o grande público iria escolher (exemplo: se possuo uma rede social com 5.000 mil inscritos, convencendo 1.000 a compartilhar minha foto, com certeza terei mais chances do que aquele que possui 500 inscritos e convença 50 ), fica a seleção restrita e condicionada não em relação as melhores e sim aquele que têm mais força em a sua rede social na internet, sei que são 30 fotos selecionadas. Para solucionar a questão, acredito que os organizadores devam sim, colocar umas 20 fotografias para serem escolhidas através das redes sociais, e pelo menos umas 10 escolhidas por um grupo especializado em fotografia, isso garantirá não somente a divulgação através das redes sociais como também uma maior credibilidade ao concurso em relação a todos os participantes.

Achei pertinente suas considerações Sr.Luciano. Concordo em gênero, número e grau!.

Gostaria de receber confirmar de minha inscrição no concurso “Todos os Olhares”.
Grata,
Bia Medeiros

A seleção será pelos compartilhamentos ou pelos likes recebidos pelas fotografias? Pois compartilhei pelo facebook, mas, não apareceu o meu compartilhamento e nem dos meus amigos que compartilharam a foto.

Bom dia!

Gostaria de saber se as fotografias mais compartilhadas pelo Facebook, possibilitará que o autor das fotografias mais bem ranqueadas concorram
para a seleção final com uma, duas, três ou mais fotografias? Ou cada autor concorrerá apenas uma de suas fotos mais compartilhadas?
(possibilitando assim a concorrência de mais pessoas)
O que acredito que seja o mais justo.

Obrigado pela sua atenção.

Boa tarde!
Gostaria de elogiar a inciativa pela realização do concurso sobre a cidade de Ouro Preto.
Ficando apenas uma ressalva que acredito ser um motivo para aja uma reflexão em relação ao resultado, devo dizer que a fotografia vencedora é uma bela fotografia, apenas gostaria de registrar uma observação: O registro da fotografia vencedora tem os seus méritos, mas, como um registro que caracterize a cidade de Ouro Preto deixou a desejar, pois, sou do interior do estado e a festa de congado acontece em várias localidades desse nosso estado, então, acredito que a fotografia deveria ter a festa de congado com o fundo da paisagem algo que caracteriza que é na cidade de Ouro Preto (algo como : Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Museu da Inconfidência, Igreja do Pilar, Pico do Itacolomi, etc…) , que são lugares que todos (qualquer pessoa) pode identificar que se trata da cidade de Ouro Preto, a fotografia vencedora ao meu ver, poderia ser um registro de qualquer outra localidade (cidade que tenha a festa do congado), mas, no mais espero que com essa observação o concurso possa ser aprimorado e o júri possa refletir melhor nas próximas edições.

Leave a comment

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!