Início Blog Conheça a história dos museus de Ouro Preto

Conheça a história dos museus de Ouro Preto

77

Arte, cultura, patrimônio e história. Conheça a história dos 13 museus de Ouro Preto

Por Rayssa Amaral

Ouro Preto é um Museu a Céu Aberto, mas além disso os seus 13 museus carregam uma carga histórica gigantesca. Neles a arte, a cultura e o patrimônio se misturam para reescrever a história a partir de suas simbologias.

Você conhece a história dos museus de Ouro Preto?

O ouropretocultural foi buscar em nosso Guia as informações para você conhecer um pouco mais sobre cada um deles. Confira essa lista, entre em nosso Guia  Ouro Preto e não deixe de conhecer a história de Ouro Preto.

Museu da Inconfidência

Museu da InconfidênciaCriado em 1938 na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o Museu da Inconfidência guarda o Panteão dos Inconfidentes e um acervo centenário. Composto por objetos dos séculos XVII e XIX possui importante coleção de arte barroca. Entre elas esculturas e obras atribuídas a João Nepomuceno Correia e Castro e a Manoel da Costa Ataíde.

O museu inclui ambientes temáticos como a Sala da Mineração, da Arte e Igreja, das Irmandades Religiosas e, ainda, espaços para atividades de pesquisa, educação e restauro.


Museu da Escola de Minas

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas reúne um grande acervo da mineração e desenvolvimento científico do Brasil. Seus setores apresentam coleções de Mineralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Química, Física, Astronomia, Topografia e Desenho.

 O Museu contempla ainda a Biblioteca de Obras Raras com mais de 22 mil obras e o Observatório Astronômico, o mais antigo de Minas Gerais e um dos maiores e mais antigos do Brasil.


Museu Casa dos Contos

Casa dos Contos Ouro PretoA Casa dos Contos é o museu que localiza-se no antigo local de arrecadação tributária e sede da administração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais, durante os anos também foi incorporado ao local a Casa de Fundição de Ouro e Casa da Moeda.

Transformado em museu, além da documentação histórica, mostras culturais, mobiliário singular e galeria de arte, o acervo do museu concentra ainda o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro.


Museu do Aleijadinho

Museu AleijadinhoHomenageando o Aleijadinho, cujas obras são de intensa significação para o patrimônio ouro-pretano, o Museu do Aleijadinho localiza-se dentro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e possui um acervo de peças de arte sacra e documentos, do mestre e de outros artistas. O museu guarda ainda o tumulo do Aleijadinho e exposições que funcionam ao longo do ano.

 

 


 Museu do Oratório

Museu do OratórioO Museu conta com um acervo que permite compreender mais sobre o barroco e o rococó brasileiros e suas manifestações nas artes religiosas, afro-brasileiras e popular, o Museu do Oratório abriga oratórios dos séculos XVII, XVIII e XIX.  O Museu situa-se no adro da Igreja do Carmo, onde a residência foi morada de Aleijadinho no final de sua vida.

 

 

 


Museu do Chá

Museu do CháA Fazenda São José do Manso, área do Parque Estadual do Itacolomi concentra o Museu do Chá, composto pelo maquinário alemão que beneficiava o chá preto que era produzido na cidade. Conhecido como Chá Edelweiss, era exportado principalmente para a Alemanha. O museu conta atualmente com vídeos sobre história, cultivo, produção e costumes em torno da bebida.

 


Museu Casa Guignard

Museu Casa de GuignardNa Rua Direita encontra-se o Museu Casa Guignard, o acervo reúne obras e objetos pessoais de Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX. O museu casa ainda concentra núcleos de exposições temporárias, pesquisa e ações educativas.

 

 

 


Museu de Arte Sacra

No subsolo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar se encontra o Museu de Arte Sacra, constituído por acervo cedido por irmandades, confrarias e associações religiosas é composto por objetos litúrgicos, paramentos, missais entre outros.

O museu está voltado para a conservação, documentação e divulgação da arte sacra e sua importância para a história do Brasil. Os trabalhos ainda concentram a conservação de bens móveis e imóveis da Paróquia do Pilar.Museu de Arte Sacra


Museu Casa dos Inconfidentes

Casa dos InconfidentesContando ao visitante um pouco da história dos casarões setecentistas de Ouro Preto, o Museu Casa dos Inconfidentes foi construído na casa que supostamente recebia as reuniões dos revoltosos da Inconfidência Mineira.

 

O museu concentra os cômodos mobiliados com objetos e móveis típicos do século XVIII, além de painéis com informações sobre as casas e os edifícios ligados aos inconfidentes.


Museu da Escola de Farmácia

Museu da Escola de FarmáciaCriada em 1839, a Escola de Farmácia de Ouro Preto é a mais antiga da América Latina. Pertencente a

 

atual Universidade Federal de Ouro Preto, é pioneira no ensino e pesquisas em área de farmácia.

Sua existência preservou um acervo que encontramos hoje transformado em museu, constituído de material didático de origem europeia, mobiliário, drogas e equipamentos do final do século XIX. Além da história, periódicos e teses dos 179 anos da Escola. O Museu da Farmácia abriga ainda a mostra “Ensino e prática profissional de Farmácia em Ouro Preto no final do século XIX e início do século XX”.


Museu das Reduções

Museu das Reduções

O distrito de Amarantina guarda uma das mais genuínas expressões da arte mineira. O Museu das Reduções abriga relíquias da arquitetura brasileira e monumentos históricos tombados em escala reduzida 1:25.

O museu tem um acervo com 29 réplicas de monumentos de 15 Estados do Brasil, expostas em jardins suspensos, que retratam com perfeição os cinco séculos de nossa riquíssima arquitetura.