Início Blog Doce Patrimônio de São Bartolomeu em Ouro Preto

Doce Patrimônio de São Bartolomeu em Ouro Preto

80

Da goiabada cascão às geleias, conheça a tradição dos doces artesanais do distrito de São Bartolomeu em Ouro Preto

Por Rayssa Amaral

Entre os diversos atrativos do distrito de São Bartolomeu se destaca a sua produção centenária de doces artesanais. Todo o processo de produção dos doces, desde a colheita das frutas, o cozimento em tachos de cobre no fogão a lenha sempre mexendo até  os saborosos doces ficarem prontos, recebeu a certificação de Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto e é o retrato vivo da tradição e união da comunidade em torno de seus produtos.

O ouropretocultural fez uma lista des produtos que você não pode deixar de conhecer, uma seleção dos maravilhosos e tradicionais doces de São Bartolomeu. Se você ler e ficar com água na boca, não se preocupe! Você pode adquiri-los em nossa Loja de Ouro.

Goiabada Cascão

Goiabada cascão em barra acompanhada de fatias de queijo minas
Goiabada cascão em barra

Motivo de orgulho dos moradores e Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, a Goiabada Cascão de São Bartolomeu é um dos doces mais tradicionais que segue a produção artesanal centenária, feitos com frutas colhidas nos quintais e açúcar orgânico. Pode ser encontrada em barra

 

 

 

 

Doce de Leite

Doce de leite produzido em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG
Doce de leite pastoso

Ferve o leite, coloca o açúcar e mexe o tacho sem parar. Assim é feito o doce de leite de São Bartolomeu. Seguindo também todo o processo artesanal nos fogões a lenha do distrito com o cuidado para o açúcar não grudar ou formar as pelotinhas. O doce tão mineiro pode ser pastoso ou em barra.

 

 

 

Doces em Calda

Doce de figo em calda produzido em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG
Doce de figo em calda

Tão tradicionais quanto o doce de leite e a goiabada cascão, os doces em calda são feitos com frutas colhidas do próprio pé e com açúcar orgânico. Por isso, são feitos por temporadas, respeitando o tempo da natureza. Os doces mais tradicionais feitos no distrito são o de Figo em Calda, Laranja da Terra em Calda, Jabuticaba em Calda, Pêssego em Calda, Goiaba em calda e Mamão em Calda.

 

 

 

Casquinha de Laranja

Casquinhas de laranja cristalizadas produzidas em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto
Casquinhas de Laranja

Feito com cascas de laranjas frescas e açúcar orgânico, a Casquinha de Laranja é vendida em saquinhos. O processo de produção deste doce é a cristalização das cascas com fabricação totalmente artesanal.

 

 

 

 

Geleias

Geleia de jabuticaba produzida em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG
Geleia de jabuticaba

Seguindo os mesmos processos artesanais, as geleias de São Bartolomeu também são itens muito procurados por sua diversidade e sabor único. Os produtores artesanais fazem as doces geleias nos sabores de Tangerina, Jabuticaba, Goiaba e os sabores exclusivos de Manga Verde e Gengibre, Jabuticaba e Pimenta e Limão Rosa com Pimenta.