Produtos típicos de Ouro Preto

Doces de São Bartolomeu

Produzido artesanalmente em São Bartolomeu – Ouro Preto, MG, os doces de São Bartolomeu são feitos com frutas frescas e açúcar orgânico. Além disso, não contém glúten. As frutas são apanhadas do pé, respeitando o tempo da natureza, um processo totalmente artesanal, o que confere aos doces, sabores, cores e texturas inigualáveis.

Doces São Bartolomeu

Conheça São Bartolomeu

São Bartolomeu: uma pequeníssima joia barroca setecentista. Assim pode ser definido este distrito. A Matriz de São Bartolomeu, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e o casario do centro despertam o interesse dos turistas. É cortado pelo Rio das Velhas e possui charmosas cachoeiras, como a de São Bartolomeu e a do Macaco Doido. Tem destaque a festa do padroeiro, realizada em agosto, que revive histórias do ciclo do ouro e a produção de doces caseiros, cujo modo de fazer típico foi registrado como patrimônio imaterial do município.
Existem registros, há mais de dois séculos, sobre a produção de doces em São Bartolomeu. Ainda no início dos 1800, viajantes relatavam sobre os hábitos alimentares, com ênfase nos doces do “arraial vizinho de São Bartolomeu”. Também por isso, hoje os deliciosos doces artesanais produzidos no distrito são tombados pelo Patrimônio Municipal de Ouro Preto.
Consumir os doces de São Bartolomeu é experiência única e sensacional, entre a parceria da natureza e a gastronomia mineira. Na Loja de Ouro você pode adquirir: Goiabada Cascão em barra ou pasta; Doces em calda: Figo, Laranja, Jabuticaba; Goiaba, Pêssego, Mamão; Geleias de Tangerina, Jabuticaba, Manga Verde; Laranjada Cascão; Geleia de Limão Rosa; Licor de Jabuticaba.
Doces São Bartolomeu