DISTRITOS DE OURO PRETO

Amarantina, Ouro Preto

Amarantina, Ouro Preto
Distância: 25 km de Ouro Preto.

Museu das Reduções, Amarantina, Ouro Preto.

a

Tem como principal atração o Museu das Reduções. A visitação vale a pena para  adultos e crianças, que se encantarão diante de perfeitas réplicas em miniatura de importantes monumentos arquitetônicos nacionais, confeccionadas com o mesmo material das construções originais. No distrito destacam-se ainda a Matriz de São Gonçalo e a Casa de Pedra do século XVIII além da tradicional Festa das Cavalhadas, realizada no mês de setembro.

Cachoeira, Amarantina, Ouro Preto.
Igreja de São Gonçalo, Amarantina, Ouro Preto

ATRATIVOS NATURAIS

CACHOEIRA DA USINA

Área rural do distrito de Amarantina.

Três pequenas quedas e três poços relativamente rasos, cercados por uma exuberante mata ciliar, em afloramento de rochas gnáissicas. A denominação da cachoeira provém de uma usina de energia hidrelétrica instalada no local até 1962.

CACHOEIRA GOTA DE MINAS

A Cachoeira é constituída por uma queda d’água de 10m e um poço de 1,5m de profundidade. Por estar em propriedade particular, é cobrada uma taxa no valor de R$40 por pessoa, incluindo almoço, piscina, peteca, trilha ecológica e cachoeira.

IGREJAS E CAPELAS

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Praça Antônio Pedrosa.
Construção de 1852, em alvenaria. É uma edificação de base retangular, com fachada frontal simétrica, e presença de uma porta central com arco semi-ogival. As cores observadas são o branco nas alvenarias e amarelo nos detalhes de ornamentação.

CAPELA OU “GRUTA” DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Rodovia dos Inconfidentes

Edificação religiosa de construção datada de 1958. A capela possui tipologia diferenciada, fazendo referência a uma gruta, porém foi edificada em concreto e revestida de pedra típica da região.

CAPELA DE SANTA LUZIA

Cruzamento das ruas Bonfim e Flores.
Sáb e Dom.
Edificação religiosa de recente construção (final do século XX), em alvenaria, de tipologia eclética. Insere-se em num platô de configuração irregular, de uma alta colina. Internamente, a ornamentação da capela é bastante simples.

CAPELA DE SANTO ONOFRE

Rua Santo Onofre.
Sáb e Dom.
Construção de 1883, em alvenaria. As cores observadas são o branco nas alvenarias e amarelo nos detalhes de ornamentação. Internamente, a configuração original fora substituída por uma ornamentação a gosto popular.

MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Rua da Matriz.
Foi erigida no século XVIII, em meados de 1750. Possui frontispício caracterizado por uma bela portada central, com molduramento em cantaria e coroamento em cimalha, de mesmo material, com acabamentos geométricos em cimentado e pintura amarela típica.

EVENTOS

– Festa do Cavalo e dos Muares, em maio;
– Festa do Produtor Rural, em julho/agosto;
– Festa de São Gonçalo e Cavalhadas, em setembro;
– Festa de São Cristovão, em novembro .

ONDE COMER

Tele Sanduíche do Inhô
Rua Padre Pedrosa, Casa 2
+55 (31) 3553-5568
+55 (31) 9 8395-5787

ONDE FICAR

Gota de Minas Pousada Rural
Estrada de Santo Antônio do Leito para Engenheiro Correia, Sítio Do Sapê
+55 (31) 9 9953-8149

FARMÁCIAS

Drogaria e Perfumaria Vimieiro Pascoal
Rua Francisco Coelho, 303
+55 (31) 3553-5509.