DISTRITOS DE OURO PRETO

Antônio Pereira, Ouro Preto

Antônio Pereira, Ouro Preto
Distância: 16km de Ouro Preto.

Antônio Pereira, Ouro Preto. Distritos de Ouro Preto.

O arraial foi fundado por volta de 1700 e transformado num dos primeiros núcleos mineradores de Minas Gerais. Destacam-se as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que hoje é um cemitério. Sua imponente fachada, em bocos de pedra, chama a atenção dos turístas. Outros atrativos interessantes são a Gruta da Lapa e o Pico do Frasão, além da área rural considerada uma das mais belas paisagens do município de Ouro Preto.

ATRATIVOS NATURAIS
COMPLEXO DE CACHOEIRAS DO MANOEL TEIXEIRA

1,5 km de distância da malha urbana do distrito.
Esse atrativo é constituído por quatro impressionantes quedas d’água em assoalho de itabirito – rocha de coloração avermelhada – e quartzito.

SERRA DE ANTÔNIO PEREIRA

Serra com ocorrência de afloramentos em quartzito e campos ferruginosos. A serra é também caracterizada pela intensa modificação da paisagem causada no passado pela exploração do ouro. No espaço acontecem competições de mountain bike e outros esportes radicais.

IGREJAS E CAPELAS
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

A primeira citação formal encontrada sobre ela data de 1836, quando ela é elevada por alvará ao título de Matriz, alguns anos após o incêndio da Igreja Matriz N. Sra. da Conceição.

RUÍNA DA IGREJA QUEIMADA

Rua Grande.
É difícil identificar nas ruínas os elementos existentes em 1830, época de sua construção, e os que fazem parte das tentativas de reconstrução posteriores ao incêndio. As torres faltantes provavelmente nunca existiram. Grande parte do frontispício e fachada aparenta ser da reconstrução, assim como o frontão triangular. Vê-se que o projeto original era uma fachada de quatro sacadas, sem óculo central proeminente, porém, duas destas foram fechadas posteriormente. O portal principal certamente foi alterado, uma vez que os detalhes de moldura em verga reta destoam do estilo das janelas. Ainda é possível identificar no interior das ruínas o ponto de junção da nave com a capela-mor, sendo o espaço marcado por um ligeiro estreitamento da construção e por um patamar de pedra semi-encoberto.

EVENTO

– Coroação de Nossa Senhora, em maio;
– Festa de Santo Antônio, em junho;
– Jubileu de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, em 15 de agosto;
– Cavalgadas, em agosto.
– Festa Peão de Boiadeiro – Antônio Pereira;

ONDE COMER

Comercial Mesquita
Rua Timbopeba, 147
+55 (31) 3553-8222

Restaurante Panela de Barro
Rua Grande, 333
+55 (31) 3553-8134

Lanchonete e Pizzaria Tabuleiro
Rua Tabuleiro De Baixo, 41
Padaria Terra de Minas
Rua Da Lagoa, 774

ONDE FICAR

Pousada Tabuleiro
Rua Tabuleiro, 15
+55 (31) 3553-8169

EMPRESAS DE TURISMO

Pesque e Pague Recanto da Terra
Rua do Tabuleiro, 115

POSTOS DE COMBUSTÍVEL

Auto Posto Ciclo do Ouro
Rodovia MG-129, km 30, Zona Rural
+55 (31) 3553-8144

FARMÁCIAS

Drogaria D’Ávila
Rua Casa Grande, 352
+55 (31) 3553-8294