APRESENTAÇÃO GUIA OURO PRETO

Conheça Ouro Preto, parte da História de Minas Gerais

Ouro Preto é uma cidade extraordinária! Ela se distingue por uma variedade enorme de detalhes que vem se somando a mais de 300 anos. Cidade mineradora, daqui saíram centenas de toneladas de ouro e pedras preciosas que foram enviadas para diversos países do mundo. Espalhadas por suas ruas, quintais, e encostas ainda existem mais de 200 bocas de minas de ouro, algumas abertas à visitação.
Cidade onde a religião cumpriu e ainda cumpre papel de grande importância, possui atualmente 131 igrejas e capelas na sua sede e em seus distritos. Cidade cultural possui somente em sua sede-com pouco mais de 40 000 habitantes – 13 museus de grande beleza e abrangência. Cidade patrimônio recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980. Como Cidade histórica é berço do estilo Barroco sendo hoje considerado o maior conjunto arquitetônico do mundo neste estilo, suas casas e palacetes são conservados e usados até hoje apesar da sua frágil construção de pau a pique, taipa e pedras. Principal origem da Inconfidência Mineira, suas ruas, becos e casarões mantém o mesmo traçado por onde passaram Tiradentes e seus companheiros na luta pela independência do Brasil. Na literatura abrigou movimentos literários, como o Arcadismo e seus poetas até hoje lembrados pela importância de sua participação na cultura nacional.
A Universidade Federal de Ouro Preto abriga mais de 40 cursos superiores incluindo duas das mais importantes e antigas escolas brasileiras: A Escola de Minas fundada em 1876 e a Escola de Farmácia fundada em 1839 de onde saíram professores e profissionais que impulsionaram a economia e a indústria nacional.
Ouro preto e seus distritos são as principais fontes de uma das mais belas gemas brasileiras, o Topázio Imperial, praticamente só encontrado aqui atualmente, além do antiguíssimo artesanato em pedra sabão. A mineração de ferro, alumínio, ouro e outros metais de grande importância econômica continuam a ser extraídos de suas terras, até hoje em quantidades significativas.
Por isso tudo, e muito mais que aqui não cabe, é que reforçamos nosso convite para que conheça Ouro Preto, onde todo dia é histórico. O Guia Ouro Preto-2017 vai ajudá-lo nesta aventura.
Seja feliz em nossa cidade!
Felipe Vecchia Guerra
Secretário de Turismo Indústria e Comércio
Logo Ouro Preto