ATRATIVOS NATURAIS EM OURO PRETO

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto no endereço: Rua Mecânico José Português, 240 – São Cristóvão. | +55 (31) 3559-3253 | Ou através de empresas de Turismo Ecológico.

Pico do Itacolmi em Ouro Preto

RIO DAS VELHAS

Com 801 km de extensão, é o maior afluente do Rio São Francisco e detém sua nascente na Cachoeira das Andorinhas. Pesquisas recentes indicam que o Rio das Velhas pode ter sido o caminho original da descoberta do ouro em Minas.
APA Cachoeira das Andorinhas, Morro São João – Ouro Preto | www.ief.mg.gov.br

MORRO DO CACHORRO

A partir do Morro do Cachorro (1.500 m de altitude) pode-se avistar a cidade de Ouro Preto, o distrito de Lavras Novas, a cidade de Mariana, a Serra do Caraça, a Serra de Ouro Branco, o Pico do Itacolomi e o Pico do Itabirito. A estrada até o mirante tem 3,5 km de extensão, totalizando aproximadamente 2h30 de caminhada.
O acesso fica entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. | +55 (31) 3551-6193.

SERRA DE ITATIAIA

A Serra de Itatiaia tem 1.550 m de altitude e aos seus pés encontra-se o povoado de Itatiaia. A serra constitui uma barreira natural entre as porções norte e sul da área. Existe uma cachoeira belíssima onde se pratica o rapel.
17 km de Ouro Preto.

PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI

Ter-Dom: 8-17h. R$5,00 Ter-Sex/R$10,00 Sáb-Dom (para não moradores de Ouro Preto e Mariana). Com aproximadamente 7.500 hectares de montanhas e vales, resguarda o rico patrimônio natural, histórico e cultural. Apresenta vegetação de florestas e campos rupestres com predominância de candeias e extensões de Mata Atlântica no fundo dos vales. Lá se encontra o Pico do Itacolomi, referência dos viajantes e aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas em fins do século XVII. No parque estão a Fazenda do Manso – que foi um grande núcleo produtor de chá na primeira metade do século XX; a Casa Bandeirista – construção feita por bandeirantes do século XVIII e o Museu do Chá.
Rodovia dos Inconfidentes, BR 356/Trevo da Santa Casade Ouro Preto | www.ief.mg.gov.br

Pico do Itacolmi Ouro Preto

PARQUE MUNICIPAL DA CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

O parque, com sua área maior que 300 hectares e altitude média de 1.300 metros, possui cachoeiras, piscinas naturais e área de camping. A cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhantea uma gruta e recebe seu nome pelo fato de abrigar grande quantidade das “andorinhas de coleira” no verão.
Morro São João | www.facebook.com/cachoeira.dasandorinhas

PARQUE HORTO DOS CONTOS

Criado por ordem régia, em 1799, e então batizado como Horto Botânico de Vila Rica, o vale foi o segundo jardim botânico do Brasil. O Vale dos Contos possui 32 hectares de extensão e liga a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, com vista para o casario histórico.
O parque conta com três acessos: pela Rua Padre Rolim; pela Rua São José (por meio do Museu Casa dos Contos); e pela Praça Américo Lopes, no Bairro Pilar.

Atrativos naturais em Ouro Preto