IGREJAS E CAPELAS DE OURO PRETO

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto
Largo do Coimbra, s/n° – Centro.
+55 (31) 3551-3282 / 3551-4661
Ter-Dom: 8:30h – 12h /13:30 -17h. R$10,00/5,00 meia entrada
Peças do Museu Aleijadinho no mesmo local durante a reforma do Santuário de N. Sra. da Conceição.
www.museualeijadinho.com.br

Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

Considerada por muitos a mais bela das igrejas mineiras – a pérola do Barroco Mineiro – é uma verdadeira síntese das artes nas Minas Gerais do século XVIII, e foi eleita uma das 7 maravilhas portuguesas do mundo.
Arquitetura e esculturas de Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho – e pintura do mestre mineiro Manuel da Costa Ataíde. Das obras atribuídas a Aleijadinho merece destaque o frontispício, uma obra-prima de beleza e elegância, onde figuras integram-se harmoniosamente no enquadramento do medalhão frontal com a imagem de Nossa Senhora dos Anjos e a Imposição dos Estigmas a São Francisco no Monte Alverne. Os púlpitos possuem, na decoração, ramagens, festões, lírios, volutas e cabeças de anjos florescendo sobre os ornatos e a representação de Jesus na barca pregando ao povo, além de Jonas e a Baleia.
Outras obras do Aleijadinho são o lavabo da sacristia e os riscos do retábulo do altar-mor, da capela-mor, da tribuna e dos altares laterais. O teto da nave é a obra-prima do mestre Ataíde.

No medalhão central está representada a gloriosa Assunção da Virgem, que aparece rodeada por uma orquestra de anjos de todas as idades. Maria tem traços mulatos, como ocorre com vários anjos, e está em atitude de oração, assentada num trono de nuvens, rodeada por raios de luz e apoiada em um crescente lunar. Nos cantos do teto estão representados os quatro evangelistas. É também de Ataíde a série de painéis que decoram a nave e as paredes da capela-mor, assim como as barras de pintura simulando azulejos no registro inferior das paredes da mesma.

Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto, mapa