DISTRITOS DE OURO PRETO

Miguel Burnier, Ouro Preto

Miguel Burnier, Ouro Preto
Distância: 40 km de Ouro Preto.

Miguel Burnier, Distrito de Ouro Preto

a

Também conhecido por São Julião, o lugar já foi um importante centro ferroviário e  um dos berços da siderurgia brasileira. Fica ao lado da Serra de Ouro Branco, o que garante uma bela paisagem. Excelentes pescarias são proporcionadas na grande represa, no sopé da imponente montanha.

IGREJAS E CAPELAS
CAPELA DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO

Chiqueiro dos Alemães.
A capela foi erigida no início do século XIX. Todas as paredes da edificação foram executadas em alvenaria de pedra, assentada com argamassa de barro, pintadas à cal. Todos os telhados foram arruinados, não restando peças do madeiramento.

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO

Praça da Estação.
A capela original foi erigida no século XIX, em posição elevada, no alto do morro, concomitantemente à formação do povoado, sendo posteriormente substituída pela atual, no século XX.

IGREJA DO S. CORAÇÃO DE JESUS

Adro da Igreja.
Passados mais 70 anos de sua construção, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus ainda impressiona pela suntuosidade: escadaria, frontispício, torre, volumetria e tipologia.

CAPELA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE CALASTRÓIS

Área da Usina Wigg.
Ao que parece, a atual igreja foi construída sob o arcabouço de uma capela mais antiga, erguida na mesma colina. O altar-mor está abrigado em curiosa abside – inexistente nas criações barrocas, mas comuns ao românico e gótico.

Miguel Burnier, Distrito de Ouro Preto

ATRATIVOS NATURAIS
CACHOEIRA POÇO AZUL

Cachoeira com 3 quedas, em corredeira, com formação de poços pequenos. Mata ciliar bem preservada, com difícil acesso da segunda queda para a terceira.

EVENTOS

– Miguel Burnier Fest, em maio;
– Miguel Burnier Ausente, em julho.