Editorial Cabeçalho

Está nascendo a REVISTA OUROPRETOCULTURAL. Vida Longa!

A Revista ouropretocultural é um veículo de ideias, textos, arte e cultura para mostrar o que se produz na cidade. Em Ouro Preto está sempre acontecendo algo importante, tem sempre uma visita ilustre, há sempre um movimento de artistas e exposições, já que a própria cidade é um cenário que convida à reflexão e à beleza da arte nos últimos 300 anos.
A ROC -Revista OUROPRETOCULTURAL- tem inúmeras colunas para tentar abranger o maior espectro possível das múltiplas atividades que aqui estão se sobrepondo o tempo todo. Queremos que a população conte suas estórias e, portanto, vamos convidar pessoas da cidade para contarem seus curiosos “causos”. Vamos transformá-los em texto e ficarão disponíveis eletronicamente para sempre. Assim, toda semana teremos casos novos, interessantes, que irão revelando a alma da cidade em fatos e fantasias.
Teremos uma AGENDA CULTURAL, que será constantemente atualizada de maneira que tudo de interessante esteja concentrado num único espaço, proporcionando visibilidade aos principais eventos da cidade.
Na coluna LITERATURA, vamos apresentar sempre textos deliciosos de autores de todos os tipos, correntes e formações de forma tal que o conjunto, ao longo do tempo, forme um painel dos mais interessantes sobre a produção literária de Ouro Preto e seu entorno.
Coluna do: Local onde mostraremos textos de maior amplitude com certos ângulos, detalhes ou eventos e equipamentos históricos relevantes da cidade, que merecem aprofundamento pela sua importância cultural.
Patrimônio Histórico: Espaço reservado para se apresentar informações importantes sobre a relação das pessoas com o Patrimônio Tombado. Escrito na forma de perguntas e respostas, esperamos contribuir para que os nossos leitores tirem suas dúvidas a respeito de questões que estarão sempre presentes para quem vive em uma cidade histórica. Será escrita pelo Dr. Carlos Magno, especialista no assunto.
Fotografia: Na primeira divisão desta coluna teremos uma Memória Fotográfica, em que fotografias antigas são mostradas no mesmo ângulo das atuais, para se ter um exercício de como e o que mudou na cidade. Já na segunda divisão, teremos uma Galeria de Fotos, onde qualquer pessoa poderá postar sua fotografia com um pequeno currículo. Nossa intenção é que belas imagens de Ouro Preto possam estar à disposição de todos, privilegiando a arte de cada um.
HISTÓRIA DE OURO PRETO | RECORTES E DETALHES: O Historiador Alex Bohrer vai escolher detalhes da história de Ouro Preto, retirados de seus livros, para apresenta-la aos leitores quinzenalmente, numa sequência lógica, por meio de pequenos textos.
O LUGAR DA ARTE EM OURO PRETO: A cidade respira arte por todos os becos e vielas. Pintores, escultores, fotógrafos estão constantemente retratando a cidade e seus ícones, paisagens e pessoas. Por isso, nosso convite foi feito a um artista, que vai apresentar um texto quinzenalmente, em que a arte, em todas as suas facetas, será o mote principal.
MUSEUS: LOCAIS DE FUTURO:  Ouro Preto é um verdadeiro Museu a céu aberto, além de possuir em sua sede 13 museus, com todas as implicações que esta condição proporciona. Sendo assim, discutir, apresentar e ressaltar detalhes museológicos, será sempre interessante e esclarecedor. Inclusive com destaques a detalhes que o visitante pode não ter percebido em primeira visita.
ARQUITETURA E O BARROCO: A arquitetura de Ouro Preto sempre surpreende a todos, já que, apesar da passagem do tempo, permanece bonita elegante e funcional. Como o estilo Barroco é a inspiração, nada melhor que colocar os dois temas juntos para apreciação, informação e fruição de nosso leitor.
DETALHES DE OURO: Será um repositório de pequenos textos sobre tudo o que se produz em Ouro Preto e seus distritos. Formarão um mosaico de informações da produção artesanal como, por exemplo, a pedra sabão, a renda marafunda, a cachaça de Ouro Preto, os doces de São Bartolomeu, os bambus de Lavras Novas, as joias e gemas de Santo Antonio do Leite e o Topázio Imperial.
CLASSIFICADOS GRATUITOS DE OURO PRETO
COLUNA ABERTA: Espaço dedicado a temas, textos e autores diversos. Atualidades, história geral, poesia e informações que situem o leitor, a partir de uma visão de fora de Ouro Preto.
Como se pode notar, nossa intenção é que o leitor interessado em Ouro Preto encontre cultura, entretenimento, lazer e estímulo para conhecer e visitar constantemente este magnífico Patrimônio Cultural da Humanidade: Ouro Preto.

Publicado no ouropretocultural em outubro de 2017

OUROPRETOCULTURAL | ACESSO RÁPIDO

novembro azul