Projetos Executados Graphar Ouro Preto
A Graphar foi fundada em 2006. Sediada em Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, tem reconhecida qualidade na arte de fazer livro. Com o passar dos anos, a Editora se transformou em uma Produtora Cultural, propondo e executando projetos nas leis de incentivo à cultura, inclusive grandes eventos, como a Semana do Aleijadinho de 2014 e o Projeto Água e Cultura. Além de propor e executar seus próprios projetos a Graphar também presta serviços de produção cultural e consultoria em elaboração de projetos.

Doenças e Mistérios do Aleijadinho | 2010

do médico e escritor Geraldo Barroso

Livro Doenças e Mistérios do Aleijadinho
botao_nao_disponivel

Na feliz expressão do próprio autor, Antônio Francisco Lisboa, aleijado e mutilado, “sublimou, com sua enorme produção de arte, os seus sofrimentos e as suas angústias”. Aliás, é sabido que toda arte exerce naquele que a produz, como naqueles que a sabem apreciar, uma grande influência terapêutica ocupacional. Nesta obra de relevância eclética, pois satisfaz interessados em arte, medicina e história, sem, no entanto, excluir o leigo e o curioso, o autor nos ensina que é preciso fazer chegar toda riqueza do passado a gerações do futuro, que não podem desconhecer as matrizes de sua história, escritas com esforço e arte de antepassados […] O livro se tornou um grande sucesso e já está em sua terceira edição.

botao_galeria_novo

Ouro Preto: Olhar Poético | 2011

do renomado artista plástico Carlos Bracher

Livro Ouro Preto Olhar Poético, Carlos Bracher
botao_nao_disponivel

Carlos Bracher propõe um passeio por Ouro Preto, sua história, seus monumentos, seus estilos, sempre através da visão privilegiada de quem vê a cidade como artista e ilustra toda essa visão com suas aquarelas. O autor lança o olhar do morador, que se une à do conhecimento histórico e do artista, com intuito de nutrir seu leitor com o ângulo daquele que vivencia a cidade e sua alma. Constituído por uma série de aquarelas de Ouro Preto, especialmente produzidas para ilustrar o livro, traz também a visão de quem conhece profundamente tudo que envolve os acontecimentos do local, desde os mais corriqueiros até os de importância cultural, filosófica e sociológica. É a contribuição do artista para os que querem conhecer Ouro Preto numa perspectiva que vai além do conjunto arquitetônico e urbanístico, de suma importância, mas que não abarca toda a beleza e intelectualidade que a cidade inspira.

botao_galeria_novo

Ouro Preto: 300 anos de imagem | 2012

Livro Ouro Preto: 300 anos de imagem
botao_nao_disponivel

O livro “Ouro Preto 300 anos de imagem” é uma rica coletânea de mais de duas centenas de fotos de várias épocas da cidade, do seu casario, monumentos e conjuntos urbanísticos que, aliadas a textos informativos e diversificados, nos fornece a imagem da sempre bela e rica cidade de Ouro Preto. A edição, organização e pesquisa iconográfica são de autoria do editor Paulo Lemos, com ajuda de colaboradores, publicado pela jovem Editora Graphar de Ouro Preto. Com textos de seletos escritores, intelectuais e personalidades, sendo eles Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Rui Mourão, Mauro Werkema, Dom Francisco Barroso Filho, Suely Perucci, Victor Vieira de Godoy e Paulo Lemos.

botao_galeria_novo

Doutor Célio de Castro | 2012

organizado por Rodrigo de Castro

Livro Doutor Célio de Castro: trajetória, Rodrigo de Castro
botao_nao_disponivel

O livro tem por finalidade homenagear um grande homem de Minas Gerais: o Doutor Célio de Castro, médico e político, conhecido como Doutor Beagá. O livro divulga o trabalho, a competência e a luta de um cidadão que se doou à sociedade de forma abnegada e ética. Com depoimentos de pessoas importantes no cenário político, médico e artístico, dentre outros, que com ele conviveram, trabalharam e lutaram. Organizado por Rodrigo Célio de Castro, filho do Célio e com texto histórico-biográfico do jornalista Mauro Werkema, conta com depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Aécio Neves, do atual prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda entre outras figuras ilustres de renome nacional.

botao_galeria_novo

A Paixão de Tiradentes | 2012

dos autores Stefania Assunção e Marc Boisson

A Paixão de Tiradentes
botao_nao_disponivel

‘Como uma jovem judia portuguesa participou da quase revolução das Minas Gerais’
…Descoberto um grande amor de Tiradentes–uma graciosa e misteriosa Teresa de Carvalho–. Um assassinato a desvendar e um intrigante segredo. Esses são os ingredientes de uma história que se desenvolve em Paris nos dias de hoje, na Ouro Preto de antigamente e também na atual, que envolve toda a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes – até os rumos da Inconfidência Mineira, numa fantasia fascinante.

botao_galeria_novo

A História da Escola de Minas | 2012

organizado por Paulo Lemos

Livro A História da Escola de Minas
Comprar este Livro

“A História da Escola de Minas” foi escrito por vários autores convidados, e cada um deles mostrou uma das inúmeras peculiaridades da Escola de Minas, o que o tornou rico por conter visões diferentes e complementares de uma Instituição que tem vasto campo de atividades e também por sua longevidade com muita história para contar. Completando 136 anos de atividades a Escola enfrentou todas as dificuldades que o país passou e manteve-se fiel ao seu princípio norteador de formar engenheiros que trabalhem pelo bem do Brasil. Dividido em capítulos foram abordados diversos temas, como “Primórdios de Minas e a Vocação Mineral”, “A Atuação de Dom Pedro II e a Criação da Escola”, “Celeiro de Nomes de Vulto Nacional”, “Um Museu para os Tesouros da Escola de Minas”, “Novas Vizinhanças com a Transferência da Capital” e ainda uma lista de todos os ex-alunos da Escola desde 1876 até 2012.

botao_galeria_novo

A História da Escola de Minas | 2ª edição | 2013

organizado por Paulo Lemos | português – inglês – francês

A História da Escola de Minas de Ouro Preto, 2ª edição
Comprar este Livro

O sucesso da primeira edição foi gratificante e imediatamente surgiram as indicações para se fazer uma nova edição, agora acrescentando os idiomas inglês e francês, pois com isso teríamos a oportunidade de divulgar o trabalho mais eu centenário da Escola de Minas para outros países.

Essa edição, trilíngue, procurou manter o texto básico da primeira edição com poucas alterações, como a adição do capítulo referente ao conjunto de professores franceses que passaram pela Escola em toda sua história. Além disso, foram acrescentados os nomes dos formandos do segundo semestre de 2012.

botao_galeria_novo

Viagens do Naturalista Saint-Hilaire por toda província de Minas Gerais | 2013

do médico e escritor Eugênio Andrade Goulart

Viagens de Saint Hilare em Minas Gerais
botao_nao_disponivel

O livro “Viagens do naturalista Saint-Hilaire por toda Província de Minas Gerais”, um livro bilíngue, com textos em português e francês e cerca de 100 fotografias e imagens, onde o autor refaz o trajeto de Saint-Hilaire em Minas Gerais, e nos leva com ele por um incrível passeio repleto de história e paisagens belíssimas, fazendo um paralelo interessante entre o século XIX e os dias atuais.

É um livro de leitura agradável e instrutiva, um precioso registro do Brasil dos anos 1800 em contraponto com os dias atuais, com enfoque relacionado à biologia, história, geografia, antropologia, além de outros, do até então desconhecido interior selvagem do continente americano. Sem qualquer dúvida é uma obra de grande interesse para os muitos leitores do Brasil e da França que apreciam esses temas, já que é bilíngue, em português e francês.

botao_galeria_novo

Ouro Preto: Museus | 2014

organizado por Paulo Lemos e Raphael Simões | português – inglês – francês

Livro Ouro Preto Museus
botao_nao_disponivel

Organizado por Paulo Lemos e Raphael Simões, o livro foi lançado solenemente na Casa de Gonzaga de Ouro Preto, durante a Semana do Aleijadinho de 2014 e também foi lançado, em Belo Horizonte, no Museu das Minas e do Metal, com a participação da Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras.
Publicado em 3 idiomas – português, inglês e francês -, o livro ricamente ilustrado com fotografias de Dimas Guedes traz informações sobre os 13 Museus de Ouro Preto e de potenciais novas instituições. Com prefácio de Mauro Werkema e apresentação de Eugênio Ferraz, a publicação reúne textos de diversos autores.
O patrocínio foi da Gerdau, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

botao_galeria_novo

Semana do Aleijadinho, celebração dos 200 anos da morte do Mestre Aleijadinho | 2014

Semana do Aleijadinho 200 anos
Comprar este Livro

Evento cultural que resultou em produtos como o livro “Aleijadinho 200 anos” e o documentário “Nos passos de Aleijadinho”, além de diversas outras atividades culturais como seminários, exposições, dentre outras, envolvendo as cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes, em novembro de 2014.

botao_galeria_novo

Água e Cultura – Inventário das Fontes de Água de Ouro Preto | 2015

Livro Água, inventário das fontes de água de Ouro Preto
Comprar este Livro

Edição do Livro que traz as principais fontes de águas de Ouro Peto, bem como estudo científico, por meio de parceria com Universidade Federal de Ouro Preto sobre a qualidade e a origem das águas que chegam às residências das famílias ouro-pretanas. Além do livro, aconteceram atividades culturais, tais como: exposição fotográfica sobre o tema e concurso de redações nas Escolas Municipais de Ouro Preto, mobilizando mais de mil alunos, em março de 2015.

botao_galeria_novo

A História da Energia no Brasil | 2016

Livro A História da Energia no Brasil
Comprar este Livro

É um livro de divulgação este “A História da Energia no Brasil”. Com ele temos a intenção de mostrar  a evolução de um dos maiores avanços da humanidade: O Incremento contínuo do uso da Energia, principalmente a energia elétrica com ênfase no Brasil. O nosso país, por suas características, teve e ainda tem, um grande papel no desenvolvimento da Energia Elétrica, graças ao seu regime de águas, rios e extensão territorial.

botao_galeria_novo

Álvares Cabral 400 – A Casa da Liberdade | 2016

Livro do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais 70 anos
botao_nao_disponivel

‘Pelas páginas deste livro, surgem-me nítidas as imagens de cada um dos companheiros que ajudaram a edificar  essa história, tanto do SJPMG, quanto da Casa, ela que, igualmente heroica, chega ao seu meio século de vida. Essas imagens lembradas e resgatadas, porém, não são propriamente personalistas, como se meros retratos na parede, mas imagens vivas de protagonismos, de ações e decisões no campo das lutas sindicais para que vigorassem padrões éticos, democráticos, libertários e cidadãos no exercício profissional. Padrões que, se esquecidos, omitidos ou desrespeitados, ferem de morte a profissão.

botao_galeria_novo

Ouro Preto: Igrejas e Capelas | 2017

Livro Ouro Preto: Igrejas e Capelas
botao_nao_disponivel

As igrejas de Ouro Preto são monumentos de história, arte e cultura. Seus altares e púlpitos, retábulos e ornatos, o mobiliário civil e religioso, a estatuária, a pintura, sua arquitetura e sistemas construtivos, relatam e documentam o excepcional fenômeno artístico e cultural produzido na sua singular trajetória histórica. Serão os monumentos religiosos, igrejas e capelas, com seus acervos de arte sacra mas também o conjunto urbanístico da cidade colonial, harmônico e bastante preservado, expressivo da arquitetura setecentista luso-brasileira, que testemunham uma fase única da História Brasileira.

botao_galeria_novo

OUROPRETOCULTURAL | ACESSO RÁPIDO

novembro azul