Início Arquitetura Ladrilhos Hidráulicos

Ladrilhos Hidráulicos

76

2019 está chegando e os ladrilhos hidráulicos seguem como tendência de decoração nos mais diversos ambientes da sua casa ou negócio. Versáteis, bonitos e práticos, os ladrilhos mudam a cara de qualquer espaço!

O Blog ouropretocultural fez um apanhado de ótimas ideias que você facilmente poderá aplicar na sua casa, gastando pouco e obtendo resultados surpreendentes na decoração de ambientes. Saiba mais sobre este material super em alta!

História

A fabricação de ladrilhos hidráulicos remonta ao Império Bizantino, período em que esse tipo de revestimento era produzido de maneira artesanal. Já a sua produção em maior escala se deu a partir do século XIX, principalmente após ter sido apresentado na Exposição Universal de 1867, em Paris.

No Brasil a sua fabricação se iniciou ainda no fim do século XIX, porém sua popularização se deu por volta de 1920.

Sua resistência a impacto e ao uso contínuo o eterniza e faz com que ganhe cada vez mais espaço e beleza, especialmente por ser artesanal, feito manualmente peça por peça, uma diferente da outra, montado e produzido ainda hoje em formas de bronze. O piso de ladrilho hidráulico é um produto rústico pelo processo de fabricação, mas empresta uma beleza que nenhum outro revestimento consegue reproduzir, podendo ser usado de várias formas, do clássico ao contemporâneo.

Processo de fabricação

  • Um molde de bronze é feito para cada desenho, separando cada cor, ainda sem o ladrilho.
  • Esse molde é ajustado a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.
  • Cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco, individualmente.
  • O molde de bronze depois é retirado e a superfície colorida é coberto com uma mistura seca e logo após uma úmida.
  • O ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica.
  • Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado.
  • O ladrilho recém fabricado descansa por 24 horas, só então é submergido na água por aproximadamente 8 horas.
  • Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 4 semanas na sombra para terminar a cristalização do cimento, após este período estarão prontos para serem utilizados.

Sugestões de uso

Por sua versatilidade de cores e formas os ladrilhos hidráulicos combinam com os mais diversos ambientes, sejam eles rústicos ou sofisticados, clássicos ou contemporâneos. Selecionamos abaixo algumas sugestões de decoração para que você possa se inspirar e remodelar algum cômodo de sua casa a partir desse belo material. E o melhor, temos todos os modelos disponíveis na Loja de Ouro com um precinho imbatível. Não deixe de conferir!

Modelo Balão

Quarto com piso utilizando o ladrilho modelo Balão

Modelo Bandeira

Sala com parede revestida com ladrilhos modelo Bandeira

Palha

Sala de jantar com piso de ladrilhos modelo Palha

Floral

Banheiro com piso em ladrilho modelo Floral

Xadrez

Cozinha com parede revestida de ladrilhos modelo Xadrez

Geométrico

Parede revestida com ladrilhos modelo Geométrico

Aposto que depois de ver essas sugestões você deve estar tendo várias ideias para a sua casa, não é mesmo? Não perca tempo! Compre na Loja de Ouro os ladrilhos dos seus sonhos!