fbpx

LADRILHO  HIDRAULICO

Ladrilho hidraulico cozinha | ladrilho hidraulico Minas Gerais:

Em 1824, com o surgimento do cimento Portland, esses pisos e revestimentos de parede ganharam novo impulso: a reprodubilidade mais fácil, ainda que artesanal, por meio de processo de prensa hidráulica. Nascia assim, o piso, e o revestimento que passou a ser chamado de ladrilho hidráulico, conservando os primeiros desenhos bizantinos.
Pela influência que os antigos povos bizantinos, aqueles gregos antigos, exerceram aos romas, o piso se proliferou em toda a Itália e revestiu milhares de igrejas. Em 1920, com a imigração italiana expandindo fronteiras, especialmente para o Brasil, novas igrejas e novo impulso ao ladrilhos hidráulicos, que conquistaram, no Brasil, igrejas, palácios e residências nobres.
Sua resistência a impacto e ao uso contínuo o eterniza e faz com que ganhe cada vez mais espaço e beleza, especialmente por ser artesanal, feito manualmente peça por peça, uma diferente da outra, montado e produzido ainda hoje em antigas formas de bronze vindas especialmente da Itália, copiadas dos antigos povos bizantinos. Uma herança cultural e de grande beleza estética que levou ao longo do tempo artistas da grandeza como Candido Portinari, Volpi entre outros, a desenvolver modelos para essas peças que, sacralizadas nos templos, do Ocidente e do Oriente, na união dos povos da antiga cidade bizantina, hoje Istambul, na Turquia, conquistaram as residências, comércio e Igrejas e atualmente bares, restaurantes e lojas. E inspiram por suas formas de cores suaves, por outras vezes mediterrâneas, o homem de seus oráculos, de seus deuses e desejos dos mais primitivos àqueles envoltos em mistério como os povos que primeiros os conceberam e os outros que, talhando-os em mãos calejadas, continuam a dar vida a essa forma de expressão, que inspira e decora os mais diversos ambientes, podendo o profissional escolher cores e modelos, personalizando com exclusividade.
A Brasil Imperial é parte dessa longa trajetória ao oferecer, no Brasil e no exterior, a elegância dos ladrilhos hidráulicos, todos eles carregadas de história do desenvolvimento das técnicas de construção e da perenidade, face à durabilidade, que se empresta a um produto nobre, sacramentado em todos os templos da cultura, do paganismo ao cristianismo, da moderna arquitetura ao renascimento, desde ao art-nouveau e ao art-deco, do construtivismo ao desconstrutivismo como protagonista de uma saga secular. O piso de ladrilho hidráulico é um produto rústico pelo processo de fabricação, mas empresta uma beleza que nenhum outro revestimento consegue reproduzir, podendo ser usado de várias formas, do clássico ao contemporâneo.
LADRILHOS HIDRÁULICOS | PADRÃO ÚNICO | COLEÇÕES MARCELO ROSENBAUM, SIG BERGAMIN, CASA METRO
LADRILHOS HIDRÁULICOS | MODELOS VARIADOS | PATCHWORK
Ladrilho Hidráulico
Ladrilho Hidráulico
Ladrilho Hidráulico