Início Blog A MOSTARDA, SUA VERSATILIDADE E OS INCRÍVEIS SABORES PRODUZIDOS EM OURO...

A MOSTARDA, SUA VERSATILIDADE E OS INCRÍVEIS SABORES PRODUZIDOS EM OURO PRETO

59

A mostarda é um condimento utilizado por cozinheiros em todo o mundo, mas em Ouro Preto a mostarda ganha sabores muito especiais.

Ao ser combinado com frutas, ervas e outros ingrediente apetitosos, esse delicioso molho ganhou sabores peculiares que trazem ainda mais sabor para seus pratos.

Por isso o site ouropretocultural fez um apanhado de curiosidades e informações sobre a mostarda, além de um pequeno guia com sugestões de harmonização dos diferentes tipos do molho.

Não mora em Ouro Preto e quer experimentar esses ingredientes tão especiais? Sem problemas! Acesse a Loja de Ouro e compre as mostardas que desejar, as entregas são feitas em todo o Brasil.

História da Mostarda

A mostarda é uma especiaria proveniente da Ásia. Acredita-se que ela é utilizada pelo homem desde a pré-história, havendo menções históricas de seu uso pelos egípcios, gregos e romanos, sendo inclusive citada na Bíblia.

Seu nome é um derivado do latim “mustum ardens”, que significa mosto ardente. Ela recebeu este nome pois os romanos utilizavam o mosto do vinho (suco prensado da uva antes de terminada a fermentação) para fazer a pasta da mostarda. Hoje em dia a pasta é comumente preparada com a mistura de vinagre ou vinho.

Benefícios Nutricionais da Mostarda

            A mostarda é rica em nutrientes que fazem muito bem à nossa saúde. Grande parte deles está concentrado em suas folhas, mas as sementes, utilizadas na produção do molho de mostarda, também são fonte de substâncias nutritivas.

Pelas sementes de mostarda podemos ingerir cálcio, ferro, magnésio, selênio, fósforo, potássio, zinco, manganês, colina, ômega-3 e fitoesteróis. Essas substâncias possuem ação anti-inflamatória, melhoram a imunidade, ajudam a reduzir os níveis do colesterol “ruim” e combatem a aterosclerose.

Tipos de Mostarda

            As mostardas mais conhecidas mundialmente são as inglesas e francesas. Porém as produzidas em Ouro Preto, trazem ainda mais versatilidade para esse ingrediente. Na Loja de Ouro você encontra os seguintes sabores: Mostarda com Tangerina; Mostarda com Jabuticaba; Mostarda Escura com Mel; Mostarda com Ervas; Mostarda com Picles; Mostarda com Funghi; Mostarda com Cerveja Escura; Mostarda com Maracujá e Mostarda com Banana Caramelada.

A seguir temos um pequeno guia com sugestões de harmonização das mostardas com os mais diversos pratos e algumas sugestões de receitas para que você desfrute destes sabores especiais em sua casa.

Guia de Harmonização de Mostardas

  • Mostarda com Jabuticaba: o delicioso sabor adocicado desta combinação harmoniza muito bem com carne de cordeiro, pernil, lombo defumado.
  • Mostarda com Tangerina: os sabores doce e amargo combinados neste molho vão bem com salaminho, peito de peru, queijos, saladas.
  • Mostarda Escura com Mel: a picância da mostarda escura aliada à doçura do mel combina bastante quando comidas com salsichas, empanados e camarões.
  • Mostarda com Ervas: o toque agridoce da mostarda com ervas fica uma delícia quando servida com saladas, frango, embutidos e maionese,
  • Mostarda com Picles: a combinação do picles com a mostarda confere ao molho um sabor agridoce que pode ser harmonizado com salsichas de vitela, sanduíche de presunto e legumes crus.
  • Mostarda com Funghi: o cogumelo adicionado ao molho acrescenta um toque adocicado ao amargor da mostarda. Essa combinação fica muito boa quando servida com peixes empanados e torradas.
  • Mostarda com Cerveja Escura: seu sabor que varia entre o doce e o amargo combina com salsichas e rosbife.
  • Mostarda com Maracujá: o toque agridoce deste molho combina bem com o salmão.
  • Mostarda com Banana Caramelada: essa inusitada mistura confere ao molho um sabor picante adocicado. Deve ser consumida com carnes de porco, embutidos e queijos.